segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Histórias do Cotidiano (Um sorriso no caminho ...)



Sabe estas noites que você não consegue dormir direito pensando no que te espera no dia seguinte?!

Saí muito cedo de casa para concluir junto com a equipe, um projeto de um cliente.

Entre cálculos e recálculos, saí apressado levando comigo uma proposta que fecharia a minha meta no mês.

Era um cliente exigente e muito formal que não admitia atrasos.

Lá fui eu de terno e gravata com uma pasta contendo a minha realização.

Ao passar pela Rua Camerino, em frente ao colégio Pedro II, deparei com uma cena inusitada. Uma senhora suja, vestida em farrapos, de rosto bonito e ao seu lado uma moça igualmente vestida, com Síndrome de Down, aparentando aproximadamente 25 anos, retirando arroz cozido do bolso e comendo.

A senhora parecia ser a sua mãe, dirigiu-me um olhar que jamais esquecerei, um olhar de sofrimento, um olhar de apelo e de tristeza...

Olhei a hora e segui em frente com aquela imagem em minha mente, de repente parei. Foi como se alguém ou alguma coisa sussurrasse dentro de mim, em meus ouvidos VOLTE! VOLTE!

Voltei, fui a uma padaria comprei roscas, biscoitos e fui ao encontro daquelas duas mulheres que, sabe-se lá porque, estavam naquela situação.

Abaixei e entreguei as roscas e os biscoitos àquela senhora e à moça que ao apanhar a rosca, começou a cheirar e a comer com um olhar distante.

Foi aí que recebi um presente que guardarei para sempre em minha mente, um sorriso indescritível acompanhado de um olhar que brilhava de felicidade, de amor, de gratidão.
Um olhar mágico que me fez esquecer os meus problemas e repensar a vida.

Saí dali tranquilo e feliz por ter feito aquilo, por ter ouvido aquela voz que deve ter sido de um anjo, pedindo que eu voltasse...

Nesta altura, não conseguiria chegar na reunião na hora marcada para entregar o projeto junto com a proposta e por incrível que pareça, não me importei nem um pouco com aquilo.

Estava relaxado e com uma paz interior tão grande que ao entrar no escritório do cliente, começando pela secretária, todos diziam:

- Você está muito bem, parece muito feliz, que sorriso é este?

E eu estava mesmo, feliz, leve e solto.

Perguntei pelo diretor e recebi como informação que, contrariando o dia-a-dia, ele estava retido em um engarrafamento e estava atrasado, era inacreditável. Enfim, fechei o contrato e até hoje guardo a imagem daquelas pobres mulheres e principalmente, daquele sorriso puro e sincero que me fez repensar procedimentos e ter mais sensibilidade com tudo que acontece ao meu redor.

Um presente divino que até hoje guardo em minha mente e no meu coração.


Aprendi que não importa o que você está vivendo agora, não ignore os avisos que surgem a todo instante, não pense só em você. Quando você sentir alguma coisa diferente em você mesmo, quando ouvir alguma coisa dentro de si tentando te dizer algo, pare, pense, escute e olhe ao redor. Você pode estar escutando e/ou vendo a resposta que você precisa para aquele momento da sua vida.

O Universo conspira sempre ao nosso favor, nós é que muitas vezes não percebemos os avisos que surgem a todo o tempo estampados à nossa frente e não conseguimos enxergar porque, na maioria das vezes, estamos tão preocupados com nós mesmos que não podemos perceber que, a solução daquele problema pode estar ao nosso lado, ali no chão, olhando para você e que por ironia do destino, quando você pensa que ajudou aquela pessoa, na verdade você está ajudando muito mais a você mesmo.


Sidney Paternoster Esteves

Rio, 05/2001

4 comentários:

Anônimo disse...

Tá vendo, todos te conhecem quando você está feliz ou não .. Você fez a coisa certa, pode ter certeza!

Ceci disse...

Bem verdade...devemos semprer parar para cheirar as flores...olhar o ceu e os anjos a nossa volta...

Nossa senhora disse...

Essa é a realidade do ser humano!

Maristela Nelson disse...

A todo momento temos a oportunidade de olhar em volta e perceber tudo de valioso que temos, que podemos doar de nós e tambem de receber, mas infelizmente nao percebemos essas oportunidades, e elas passam, mas surgem outras... que bom que vc ouviu o sinal, voltou e fez um carinho para essas 2 pessoas, saiu de la com a sensação de dever cumprido, paz de espirito... a sensaçao de fazer o bem a alguem é maravilhosa... e vc falou tudo: quando fazemos o bem, o maior beneficiado somos nós mesmos...
Que estejamos sempre captando esses sinais para parar, voltar e servir. Obrigada por compartilhar esse conto.
Fique com Deus.
Realmente o universo conspira, sempre... mós é que nao nos permitimos perceber.